Por que preciso da Carteira Nacional de Habilitação:

O programa CNH Social, também chamado de CNH Popular ou Habilitação Social, foi criado pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em parceria com diversos Centros de Formação de Condutores. O objetivo é permitir que pessoas de baixa renda possam obter a CNH sem nenhum custo.

O CNH Social 2020 deverá contemplar todas as categorias, mas focando naquelas que habilitam os motoristas a conduzir motocicletas (categoria A) e carros (categoria B).

Estima-se que os brasileiros que possuem CNH têm 50% mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Assim, a iniciativa visa aumentar as oportunidades e destacar a importância de ser habilitado.

Quem ainda não possui habilitação, pode participar do projeto e adquiri-la gratuitamente. Quem já possui e deseja adicionar uma nova categoria, também pode participar.

Obtenha mais informações no site do SEST SENAT.

Quem Pode Participar?

Para poder participar do CNH Social 2020, é necessário preencher alguns requisitos básicos:

  • Ter idade entre 18 e 27 anos;
  • Comprovar uma renda per capita de, no máximo, 3 salários mínimos;
  • Ser alfabetizado.

O projeto está presente em diversas cidades brasileiras. Em cada localidade, requisitos adicionais podem ser exigidos. Ainda, em alguns locais, pode ser necessário comprovar uma renda menor (2 salários mínimos).

Para ter certeza que você pode participar, é interessante conferir as informações específicas do programa na sua cidade. Você saberá mais sobre isso no próximo tópico.

Cidades Participantes

O projeto CNH Social já foi aderido por alguns Departamentos de Trânsito do país em conjunto com o Governo do Estado. Acesse cada site abaixo para saber melhor:

  • Espírito Santo;
  • Minas Gerais;
  • Ceará;
  • Paraíba;
  • Pernambuco.

Se o seu estado não está na lista acima, ele ainda não aderiu ao programa CNH Social. Para manter-se atualizado sobre novidades, basta acessar periodicamente o site do DETRAN do seu estado.

Inscrições CNH Social

Cada estado tem seu próprio procedimento de inscrições, portanto, você precisa acessar o site de cada um deles e informar-se.

Em alguns casos, é possível inscrever-se pelo site. Em outros, é preciso comparecer pessoalmente a uma unidade do DETRAN. Em outros, ainda, quando as inscrições não ocorrem o ano todo, é necessário aguardar o período de matrículas presenciais.

Para conseguir sua CNH Social 2020, continue acompanhando nosso blog que trará sempre as maiores novidades para você. Acesse também o site do DETRAN do seu estado e mantenha-se informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *