Programa de Estágio



Visão Geral

O Programa de Estágio da Danone tem como principais objetivos proporcionar ao estagiário oportunidades de colocar em prática os conhecimentos acadêmicos adquiridos, e desenvolver competências comportamentais e técnicas que irão auxiliar no amadurecimento e capacitação profissional, e, consequentemente, prepará-lo para assumir grandes responsabilidades ao término do estágio, dando continuidade a uma carreira de sucesso.

O estagiário será inserido em um ambiente desafiador, estimulante e, ao mesmo tempo, aberto e descontraído, para que possa contribuir com seu máximo potencial.

O programa tem duração de 18 a 24 meses, e o estagiário irá se desenvolver por meio da vivência em uma das áreas de negócio da Danone, da participação em projetos desafiadores, de treinamentos estruturados e do acompanhamento de um gerente experiente que desempenhará o papel de coach.

Ao término do programa o objetivo é efetivar o estagiário na Companhia levando em consideração performance, potencial, interesse de carreira e necessidade de negócio.

Perfil

A Danone busca em seus estagiários:

  • Disciplina para fazer acontecer e entregar resultados extraordinários
  • Busca contínua por excelência, melhoria e inovação
  • Demonstração genuína de empatia e respeito pelas pessoas
  • Responsabilidade por suas atividades e seu próprio desenvolvimento
Pré-requisitos
  • Cursando nível superior
  • Formação de Dezembro (2015) a Dezembro (2016)
  • Inglês intermediário
  • Disponibilidade para estagiar 20, 25 ou 30 horas semanais
Processo seletivo
  • Inscrição na plataforma da Eureca!
  • Participação dos desafios online
  • Participação da etapa presencial: Workshop de Inovação
  • Bate papo com os gestores

Inscrições abertas de 18 de Agosto a 12 de Outubro. Para fazer sua inscrição, clique aqui
Para mais informações, siga nossa fanpage Carreiras Danone

Programa de desenvolvimento

O Programa de Estágio visa capacitar o estagiário para alcançar os resultados estabelecidos no início do programa e prepará-lo para assumir posições importantes dentro da Companhia após o término do mesmo. Para isso a Danone oferece diversas frentes de desenvolvimento, entre elas:

  • Desenvolvimento on the job
  • Plano de Treinamento Formal (on-line e presenciais)
  • Liderança de um projeto individual que será definido de acordo com a necessidade da área
  • Avaliação de desempenho e de potencial
  • Programa de tutoria, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do estagiário
Áreas de atuação

O Programa de Estágio da Danone visa o desenvolvimento aprofundado em uma área de negócio, para que ao seu término o estagiário esteja apto a entender a dinâmica do departamento e tenha a capacidade de assumir desafios ainda maiores dentro daquela área de atuação.

Dentro da Danone temos as seguintes áreas de negócio:

Finanças

Cuidar dos recursos de uma companhia é um trabalho de muita responsabilidade e atenção. Qualquer detalhe perdido pode trazer problemas para toda a empresa.

A área de Finanças da Danone é responsável pelo planejamento financeiro de todas as atividades operacionais, financeiras e de investimentos e pela gestão e controle do fluxo de capitais da empresa. Finanças na Danone tem como meta dar suporte a todas as áreas de negócio buscando oportunidades de produtividade que melhorem o resultado financeiro da empresa.

Uma área crucial dentro de Finanças é o Controle de Gestão, que garante a coerência de dados e informações ao final dos processos das áreas. Planejamento tributário e controladoria (contabilidade e tesouraria), jurídico e de auditoria interna respondem à mesma diretoria.

Departamento comercial

O departamento comercial acumula diversas atividades. Assim, demanda pessoas dinâmicas, quando é preciso estar apto a trabalhar com compras, marketing, vendas, comunicação.

A área comercial atua em parceria com as demais áreas, inter-relacionando os processos para garantir bom funcionamento corporativo e lucros para a empresa. Ela é organizada em três grupos: os distribuidores, operações e trade marketing.

Classificamos nossos clientes em grande e pequeno varejo, e atendemos a todos de forma direta e indireta. Há um time de vendas que atende às maiores lojas. Já as menores são atendidas por distribuidores parceiros da companhia.

Encarada como um dos momentos mais importantes do negócio, a negociação é fundamental para que as vendas sejam sempre crescentes. Assim, a área conta com um grande número de colaboradores distribuídos por todo o país.

O dia a dia destes profissionais é marcado pela busca pela excelência na produção e execução dos pontos de venda. Para isso, buscam sortimento ideal de produtos, maior espaço em gôndolas, layout bem definido e precificação correta.

Com conhecimento profundo dos pontos de venda, são eles que desenvolvem estratégias de marketing para este meio de negócio, buscando alavancar as vendas dos produtos. Além disso, para que o trabalho seja realizado visando sempre à satisfação do cliente, a rotina inclui pesquisa, acompanhamento de indicadores, relatórios, infraestrutura, inspetoria de ponto de venda e controles.

Marketing

Muita gente acredita que o profissional de marketing é a pessoa que trabalha somente com vendas e publicidade. Isso se deve ao perfil da carreira antigamente. Hoje, ela engloba também a responsabilidade em conduzir o crescimento das vendas, market share, lucratividade dos produtos, serviços e satisfação do cliente. É este departamento que trabalha a captação, retenção e fidelização à marca.

Além disso, também coordena esforços para desenvolver e implementar inovações nos produtos e serviços oferecidos, nos preços, canais de vendas e comunicação.

Na Danone, essa descrição ganha ainda algumas outras funções, como criação e produção de ações promocionais, propagandas, relações públicas, websites e outros meios de comunicação, zelando pelos lançamentos de produtos.

É também responsável pelo desenvolvimento de embalagens, produtos e novos sabores, levantamento e análise de informações referentes ao mercado e ao consumidor – entendimento de hábitos de compra, hábitos de uso, motivadores de compra/uso dos produtos e marcas.

A Danone zela por seu relacionamento com a comunidade médica, e é o marketing que constrói relevância e credibilidade de suas marcas junto a este público ao comunicar os benefícios de seus produtos.

Logística

Na Danone, esta área recebe o nome de Supply Chain, em tradução literal, cadeia de fornecimento. O nome faz sentido quando entendemos que logística é responsável pela alocação de recursos, equipamentos e informações necessários à execução de todas as atividades dentro da empresa.

Sua função é relacionada à organização e administração dos recursos materiais, financeiros e pessoais, gerenciando desde a compra, entrada destes, até o planejamento de produção, armazenamento, transporte e distribuição, monitorando todas as operações.

Sourcing & Supplier Development (SSD)

Sourcing & Supplier Development é o departamento responsável pelos trabalhos terceirizados (sourcing) e pelos fornecedores (supplier). Também podemos chamá-lo de Departamento de Compras.

Sua rotina consiste na contratação de fornecedores, negociação e compra de suprimentos, como matéria-prima, logística, grandes pastas de investimento e embalagens.

No caso da Danone, indústria de produtos lácteos, é o departamento responsável também por toda a cadeia de negociação do leite, desde o produtor, a compra de insumos locais, regionais e globais, as embalagens, o frete, além de investimento em máquinas e qualquer outro material que seja necessário.

Responsável pelo fluxo de materiais dentro da cadeia corporativa, desde o fornecedor até a entrega ágil do produto, é focado no cumprimento de prazos de entrega, que, quando descumpridos, podem criar problemas e até prejuízo aos departamentos de produção e vendas. Sourcing & Supplier Development pode reduzir essas complicações e ainda adicionar lucros à companhia.

Alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, o departamento é um grande responsável pela qualidade do material fornecido e seu resultado no produto final. Com essa preocupação, a função da área tem se tornado cada vez mais dinâmica, com a utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas e atuais, visando ao crescimento e à manutenção da qualidade para o consumidor.

Área industrial

Responsável pela manufatura de todos os produtos da Danone Brasil, o departamento se divide em cinco áreas: produção, coordenando o envase e processo; manutenção, gerenciando utilidades, automação e engenharia de fábrica; segurança, meio ambiente e saúde; qualidade; e engenharia.

Como método de gestão , identifica e elimina perdas nos processos, procura maximizar a utilização dos ativos e garantir a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos. Funciona, dentro da fábrica, como o departamento de logística, coordenando a cadeia de fornecimento e visando sempre o aproveitamento de toda a matéria-prima disponível para um produto final de qualidade e sem desperdícios.

Seu trabalho também inclui a educação dos envolvidos na produção para a prevenção e a melhoria contínua, aumentando a confiabilidade do equipamento e a capacidade dos processos, e como atuar na cadeia de suprimentos, para a redução no tempo de resposta. Tudo isso com o intuito de satisfazer os clientes e fortalecer a posição da empresa no mercado.

Recursos Humanos (RH)

A área de Recursos Humanos na Danone é um agente ativo de mudança na comunicação e cultura da empresa, que contribui diretamente para que os objetivos estratégicos sejam alcançados, conciliando as expectativas do colaborador com as da Companhia.

É responsável também pela correta atração, seleção, integração, desenvolvimento e gestão da carreira de seus colaboradores, com o objetivo de transformar a Danone cada vez mais no melhor lugar para crescer.

Sustentabilidade

É a mais nova área da companhia, que está legitimando seu espaço para garantir que aspectos socioambientais sejam levados em consideração em todo o processo decisório da Danone.

Hoje atua em dois pilares principais: os fundamentos, garantindo o efetivo cumprimento de indicadores básicos de sustentabilidade (questões trabalhistas, gerenciamento de resíduos etc.); e a inovação, concebendo e pondo em prática ideias genuínas em mitigação de impacto ambiental e positivação de indicadores sociais.

Qualidade Assegurada e Segurança Alimentar (QA&SA)

É a área que dá foco em garantir a segurança do produto em toda a cadeia, desde os fornecedores (inclusive de leite) até a chegada do produto na casa do consumidor. A área é dividida em Gestão de Assuntos Regulatórios e Atendimento ao Consumidor, e Qualidade e Segurança Alimentar.

Nosso trabalho é baseado na legislação brasileira e nas diretivas do grupo, havendo vários indicadores como reclamações de consumidores, atendimento ao indicador de segurança alimentar (auditorias), conformidade de fornecedores etc.

A área de Qualidade e Segurança Alimentar tem boa parte da suas atividades em auditorias, treinamentos e monitoramento e vários projetos como implementação de qualidade nos distribuidores (projeto iniciado em 2009 com a parceria do SENAI), melhoria da qualidade no ponto de venda (projeto para 2009/2010) etc.

Departamento de Sistemas de Informação (DSI)

DSI é responsável por garantir que os recursos tecnológicos estejam disponíveis aos usuários e alinhados à necessidade da companhia. Sua estrutura é dividida nas áreas de Sistemas/Governança, Infraestrutura e Help Desk. Além disso, a missão é ter agilidade em desenvolver soluções de TI com qualidade, garantindo sempre a segurança e a continuidade do negócio.

Para isso, o departamento participa na construção dos processos, dando suporte e assegurando a satisfação dos usuários, com a prática de procedimentos internos rigorosos e trabalhando em parceria com os usuários para garantir o sucesso dos sistemas.

R&D (Research and Development) - Pesquisa e Desenvolvimento

Quando você vir na empresa aquelas pessoas que estão estudando as tendências da sociedade, as necessidades dos consumidores, sabores preferenciais e traduzindo tudo isso no desenvolvimento de produtos que agradem ao consumidor porque satisfazem as suas necessidades e dese- jos, você está diante da equipe de R&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

A missão de R&D é inovar e desenvolver produtos que levem sabor, saúde e nutrição a todos os brasileiros. A área de R&D é uma parceira estratégica da área de Marketing e se divide em 3 sub-áreas, lideradas por uma gerência sênior:

1. Ciência e nutrição – área muito estratégica, que tem que estar sempre antenada às problemáticas de nutrição e saúde atuais da sociedade, assim como antecipar as futuras. Deve também es- tar atenta às prioridades do governo do ponto de vista da saúde pública para que as soluções propostas tenham relevância em termos de saúde e nutrição da população.

2. Produto – esta é a área que propõe soluções tecnológicas com base em análise das tendências da sociedade, as necessidades e desejos do consumidor do ponto de vista de sabor, por exemplo.

3. Embalagens – tudo isso tem que vir embalado de forma atraen- te, funcional e sustentável, e quem cuida desta parte é a área de embalagens.

Além disso, a área está conectada ao Centro de R&D Global do Grupo Da- none (Danone Research), tendo o papel de capitalizar todo o conhecimen- to gerado pelo Grupo e contribuir para as pesquisas e inovação da Danone.

Traduzindo, a área de R&D é responsável, juntamente com outras áreas, por:

  • Projetos de inovação e renovação de produtos (produto, emba- lagem e nutrição).
  • Projetos de rentabilização (produto e embalagem).
  • Desenvolvimento de novas matérias-primas/embalagens e for- necedores.
  • Desenvolvimento de novos processos e tecnologias.
  • Suporte técnico-científico para claims e comunicações.
  • Desenvolvimento de estudos científicos.
Remuneração e benefícios

Visando atrair e reter jovens talentos que tenham o perfil alinhado aos valores da Danone oferecemos um pacote de remuneração competitivo.

O pacote de remuneração inclui:

  • Assistência Médica
  • Assistência Odontológica
  • Seguro de Vida
  • Vale Transporte
  • Vale Refeição
  • Lojinha Danone (Compra de produtos da Danone com descontos
  • Auxílio Academia
  • Convênio Farmácia
  • Bolsa auxílio (calculada com base nas horas de estágio e no ano de formação)