Detentos em Palmas tem direito a realização do Encceja

Recentemente a defensoria proporcionou aos detentos e jovens em cumprindo medidas socioeducativas o direito de participar do exame do Encceja. Esta avaliação corresponde ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e promete dar uma nova oportunidade para as pessoas que estão provisoriamente privadas de sua liberdade. Saiba mais a seguir:

Por que o Encceja é importante para os detentos?

Para quem não sabe, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova de conhecimentos do ensino fundamental ou médio, que permite a conquista do diploma de conclusão dos mesmos.

Muitos detentos da CPP de palmas não terminaram o ensino escolar, então a oportunidade de conseguir o diploma de conclusão irá ser muito significativo para a adaptação da vida fora da prisão. 

A defensora pública, Napociani Póvoa, reforça a importância deste exame na vida destas pessoas, relatando que elas devem ser privadas de locomoção, mas não da educação.

O exame não é direcionado somente para detentos. Jovens que já completaram 15 anos e não conseguiram concluir o ensino fundamental, podem participar da prova. Enquanto para o ensino médio, os jovens devem ter 18 anos completos. Confira o Encceja 2021 e veja como se inscrever. Não deixe de realizar a sua inscrição Encceja 2021.

Como funciona a inscrição e aplicação do exame?

A inciativa é muito importante para a vida dos detentos e pode significar uma grande mudança de vida para eles. Mesmo com os responsáveis inscrevendo os detentos para a prova, infelizmente, os números indicaram que nem todos os inscritos realizaram a prova, apenas cerca de 30 deles. A razão indicada para este número é a segurança.

De acordo com a diretoria da CPP, a quantidade de agentes prisionais não é o bastante para fiscalizar o ambiente durante a aplicação do exame. Por isso, o número de detentos realizando o Encceja ainda não é tão satisfatório e provavelmente, outras penitenciárias enfrentarão o mesmo problema.

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é uma prova que permite a certificação de conhecimentos do candidato. O exame conta com questões objetivas das matérias, assim como uma redação que deverá ser realizado pelo participante.

Para quem vai realizar o exame e quer se preparar para garantir a sua certificação, deve saber que há diversas apostilas gratuitas disponibilizadas pelo Governo com os assuntos que estarão na prova. Você deve se preparar para não perder esta oportunidade. Fique atento ao dia da realização da prova e leia com atenção todas as questões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *